terça-feira, 24 de maio de 2011

Cambalhota - Peteca

A menina que não tinha medo de nada

A meni que não tinha medo de nada. Tônio de Crvalho. Ed. Melhoramentos,

Era uma vez uma menina que não tinha medo de pegar sarampo, catapora, rubéola, cólera, caxumba, hepatite ou coqueluche.
Tambémnão tinhamedo de fantasma, de sombra na parede, de morcego, de suspiro dobrado ou de assombração. Enquanto a soutras meninas davam gritinhos de horror, ela dava uma baita gargalhada.Também não tinha medo de coisa boba: cachorro bravo, gato preto, lobo mau, barata tonta, rato morto, urubu ou baixo astral. Enquanto as outras se benziam, faziam figas, batiam três vezes na madeira, cruz-credo-credo-em-cruz, ela passava debaixo de escada, curtia uma sexta-feira 13 e se amarrava em filmes de terror,

Pequeno Pajé, esta história e lembra de você, crianças do Vale do Amanhecer, que conhece Pai Seta Branca e o Amado Jesus, que sabe que não devemos ter medo de nada nestemundo, porque confiamos no amor e proteção de Deus. O que devemos temer é o ódio, a maldade, a ignorância..
Quando um medinho aparecer, faça uma oração para Jesus, pedino que Ele o(a) proteja; tenho certeza que o medo vai já, já passar!


Vamos aprender um pouquinho



Salve Deus, pequeno pajé, Salve Deus!

Escolhi algumas curiosidades para você aprender um pouquinho mais...

Quando foram construídas as primeiras casas-

 No princípio os Homens morava em cavernas, em tendas de couro, em abrigos de ramagens ou ainda em buracos cavados no chão. As primeiras casas de verdade foram construídas há mais oumenos 10 000. conforme a região, eram de madeira ou depedras, simplesmente colocadas umas sobre as outras.

Como o homem aprendeu a contar

Com os dedos das duas mãos, você pode contar até dez. Pois bem, há milhares de anos,para poder contar as cabeças de gado ou os sacos de trigo, os homens começaram utilizando os dez dedos das mãos. E assim surgiram os prieiros cálculos.
É por isto que ainda hoje, para representar quantidades maiores, os números são agrupados em dezenas: dez, vinte, trinta, quarenta...

Desde quando se fabricam tecidos


Observe com uma lente um retalho de pano. Você vai ver que ele é formado de fios entrecruzados. Hoje, usamos para tecer, máquinas aperfeiçoadas, que são teares especiais, mas durante muito tempo os tecidos era fabricados em teares manuais. Os primeiros datam de pelo menos 7 000 anos. No começo as pessoas teciam fios de linho e cânhamo; depois passaram a tecer a lã de carneiro.



terça-feira, 17 de maio de 2011

História da vovó Juju: A formiguinha esperta


A Formiguinha esperta.




 Esta  história foi escrita  por Irlanda Gino e eu gostaria que você pensasse bem sobre ela e tirasse uma lição; depois reconte  esta hostória para seu irmão ou seu colega.


Era uma vez uma formiguinha que andava ligeiro, impaciente eandava em sua fila de formigas qeu iam buscar alimento para o formigueira.
Passava na frente de uma, duas, três, não aguentava mais de impaciência, pois era muito esperta. Por fim, resolveu retornar pensando que sózinha conseguiria o seu intento.
E  assim disparou numa corrida inversa às suas companheiras. Às vezes trombava em alguma, mas continuava, tamanha era a sua pressa.
Qiuando por fim a fila de formigas acabou de passar ela continuou sozinha no caminho inverso. procurou, procurou alimento, mas nada.
Não consegindo encontrar nenhum. Quase  foi pisada por  pés enormes que apareciam no caminhos que ela percorria.
Começou a ficar cansada e se sentiu muito sózinha. Teve medo, lemboru-se do Criador e fez uma prece: "  Senhor, perdoa-me pela minha impaciência, agora compreendo que deveria estar com  minhas companheiras, assim estaria mais segura. Fazei-me Senhor encontrar o caminho delas. Prometo ser mais amiga de todas."
E Deus escutou as suas preces e iluminou o seu caminho. Teve que enfrentar muitos obstáculos na verdade, mas finalmente encontrou sua turma que voltava carregada de alimentos.
Viu que uma formiga já velhinha estava cansada com sua carga e se ofereceu para carregá=la.Mostrou om isto que estava realmente arrependida da sua atitude e tinha bom coração.





2- Fazendo e Aprendendo








  VAMOS FAZER UM QUEBRA- CABEÇA?


Pequenos pajés, quebra cabeça é uma brinquedo muito divertido e você pode fazer  em casa muitos para brincar; a mamãe vai ficar  felis porque vai economizar! Você pode  fazer também para dar de presentes para seus colegas... é só colocar uma embalagem bem bonita, eles vão adorar!!!
Material
Cola branca
pincel
papel cartão, cartolina ou papelão ( serve pedaços de caixas),do tamanho da figura que você escolher.
Caneta ou lápis
1 figura bem bontita recortada de uma revista.


Como se faz?
Passe a cola  com o pincel em todo papel cartão, cartolina ou papelão espalhando bem, Coloque a figura e alise  bem. deixe secar. Vire do lado contrário à figura e com o lápis ou caneta várias linhas, que podem ser  retas ou curvas. Recorte nas linhas. Está pronto!
Atenção: quanto mais pedaços, mais difícil fr montar!

Falando sério- A vovó quer dizer que:










Querida criança.A oração é muito importante para todos, quanto mais para uma criança, que precisa sempre de proteção e orientação do Astral Superior para andar por bons caminhos e praticar boas obras. Não tenha medoou preguiça de conversar todos os dias com Deus, com Jesus ou outro Espírito que você conhece e confia. peça por sua  família, para você, para que seja um (a) bom(boa) filho (a), para queo mundo tenha paz e outros pedidozinhos que somente você saberá quis são. Não deixe de rezar todos os dias, isto é muito importante, viu:?
Muitas pessoas se dão mal ou fazem coisas errads, sofrem porque ficam longe de Deus, de Jesus. lembre-se: rezar é uma maneira simples, fácil e direta de nos ligarmos com o Céu. Salve Deus.



Salve Deus, Pequeno Pajé, que Deus o abençoe á sua  família!

sábado, 14 de maio de 2011

Homenzinho Torto

Comida de Sereia... vamos experimentar?






Este texto foi retirado de um livro muito bonito, que toda criança deveria ler ( que tal pedir um de presente?),: Poemas e comidinhas, de Roseana Murray e ilustrações de Caió Cruz Alves, da Editora Paulus.


Comida de Sereia
O que será  que a sereia come
em seu castelo de areia?
Enquanto  penteia os cabelos
a panela esquenta na cozinha:
Será que a sereia come anêmonas,
ostras, cavalos-marinhos?
ou delicados peixinhos de olhos dourados?
Algas marinhas, lulas, sardinhas?
Polvos, mariscos, enguias,
ou será que a sereia come poesia?


  BORBOLETAS COM CAMARÃO

ingredientes:
1/2 pacote de macarrão de borboleta
200 grs. de camarão sem casca
1 xícara de cebola picada
suco de 1/2 limão
1 colher ( de sopa) de molho de leite fresco
1 maçã verde com casca cortada em cubo

Preparo:
Cozinhe em bastante água fervendo com sal, até o ponto desejado.
Escorra, coloque um pouco de azeite para não grudar e reserve.
Doure a cebola em uma frigideira com um pouco de azeite, junte os camarões e as maçãs e refogue rápidamente.
Em uma panela, coloque o limão, o creme de leite e o molho de tomate e deixe ferver. Junte o molho aos camarões e deixe cozinhar um pouco.
mergulhe a massa em àgua fervendo para aquecer, escorra e misture os camarões.

ATENÇÂO!!!
peça ajuda de alguma sereis de sua família, pois a realização desta receita é tão perigosa quanto mergulhar em alto mar!!!

Pequenos, esta receita foi ensinada por uam sereia que mora no Reino da rainha Yemanjá; ela me
disse que quando tem festa por lá, esta receita é feita e apreciada por todos. Bom apetite!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Jesus e as crianças

Fotos- Pequeno Pajé Templo do Amanhecer de Juiz de Fora-MG

Pequeno Pajé - Templo Oganor Salvador

Festas, brincadeiras e esportes

Toda criança gosta de brincar, de  ser feliz, de comemorar... você também, não é? Mas, você sabe qual a atitude correta nestas horas? Um Pajézinho deve levar a luz a todos os lugares, sempre mantendo um bom comportamento. Salve Deus, Pequenos!
Vamos ler a poesia abaixo e depois pensar  sobre ela? Podemos aprender muuuiiiito!





(...)
Nas brincadeiras e esportes,
uma regra não se deve esquecer:
Competir com lealdade
È mais importante que vencer!

Não queira ser o melhor
impondo a sua vontade
Se  a prender a ceder
conquistará a amizade.

Só porque você perdeu,
Não deve  resmiungar
Nem fazer cara feia
O Jogo vai contionuar!

Desta vez você teve sorte,
conseguiu ser o vencedor.
Mas não fique vaidoso:
Um dia é da caça, outro do caçador!

Não desrespeite as regras,
trapaça é deslealdade.
Se quiser ter amigos,
Seja honesto e diga a verdade.
(...)

autora: Ana Serna  Vara e Margarita Menéndez