segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CURIOSIDADES!



Toda criança é curiosa e você certamente não é diferente! Por isto, vovõ Juju traz algumas curiosidades para você se divertir e ficar mais espertinho!


Como apareceram os cofres em formato de porquinho?

Durante a Idade Média não havia muito metal disponível e quase todos os utensílios domésticos eram feitos com um tipo de argila em tom vermelho- escura conhecida como Pigg. Em alguns lugares, os objetos feitos com material também acabavam sendo chaados de pygg, semelhante a pig, palavra que  em inglês significa porco. Nessa época era hábito guardar moedas em vasilhas comuns nomeadas de puggy pots. A argila foi substituída como matéria prima, mas a semelhança com  a palavra que designa porco acabou ditando a moda dos formatos dos cofrinhos. O modelo virou mania na Inglaterra no séc XVII e continua em alta até hoje.

Por que as palmas das mãos não ficam bronzeadas?

Mesmo quando passamos muitos dias na praia, a palma da mão não fica bronzeada. É que essa área do corpo tem poucas células que produzem melanina, pigmento que dá cor à pele e protege dos raios de sol. Para compensar, a pele desta região tem mais queratina, um tipo de proteína que deixa a pele um pouco mais grossa e resistente.

Como distinguir uma cobra venenosa de uma não venenosa?

As cobras venenosas possuem cabeça chata e triangular, escamas miúdas  e ásperas, fossas lacrimais , corpo grosso, cauda curta e destacada do corpo. As não venenosas tem cabeça ovalada, escamas lisas, não possuem fossas lacrimais ( cavidades próximas dos olhos), seu corpo é mais finos e a cauda é comprida.


O que é iguanodonte?

O iguanodonte deve ter sido um dos tipos  mais comuns de dinosauro. Seu nome significa “ que tem dentes de iguana’


fontes- revistas Nosso amiguinho e Recreio.  

O MENDIGO E A FORTUNA.( autor desconhecido)






Salve Deus,Pajezinho. Esta linda historinha é para você ler e pensar: o que você acha da atitude do mendigo? Como ele deveria ter agido?

Um mendigo carregava uma malinha velha.
Queixava-se da vida imaginando porque as pessoas que tinham muito dinheiro nunca estavam satisfeitas.
_ Eu se tivesse o suficiente para comer e me vestir, não ia querer mais nada!
Neste momento a “ Fortuna” vinha descendo a rua e parou quando iu o mendigo. Disse-lhe:
_ escute, quero ajudá-lo Segure sua malinha enquanto despejo moedas de ouro nela.Mas só faço isto com uma condição: o que ficar na malinha será ouro puro, mas o que cair no chão vai virar poeira. Está compreendendo?
- Sim, claro que compreendo- disse o mendigo.
Então, toma cuidado- disse a Fortuna- Sua malinha está velha, é melhor não enchê-la muito.
O mendigo estava tão contente que mal podia esperar . Abriu a malinha e muitas moedas foram despejadas li dentro. Logo, a malinha estava pesada.
_ Já é o bastante?- perguntou a Fortuna.
_ ainda não.
_ Mas ela já não está rachando?
_ Que nada!
As mãos do mendigo começaram a tremer.
_ Agora você já é o homem mais rico do mundo!
_ Só mais um pouquinho- disse o mendigo.
_ Pronto, já está cheia. Essa malinha vai explodir!
_ mas, ainda aguenta um pouquinho, só mais um pouquinho¹
Caiu mais uma moeda- e a malinha estourou. O tsouro caiu no chão e virou poeira. Agora, o mendigo só tinha mesmo a malinha vazia, e ainda por cima, rasgada. Estava mais pobre do que antes.


CONFUSÃO NO MERCADO: História de Jesus!


(Baseado no relato do Evangelho de Marcos 11:15 a 17)

Salve Deus Pequeno Pajé. Esta história é bem legal e nos foi contda pelo Evangelista Marcos, um dos discípulos de Jesus e você vai gostar de conhecê-la. Depois conte-a para seus amigos e irmãos: vamos espalhar a Luz em todos os corações!



_ E Joana, não corra com a cesta de ovos no mercado- recomendo a mãe.
A garota conhecia de cor este aviso quando saía para fazer compras.
No mercado que ficava no alto de um morro, vendiam-se hortaliças, frutas animais, utensílios, de tudo um pouco. Havia muita exploração. O preço era cobrado de acordo com “a cara do freguês”. Acostumada com isto, ela esperava ter que negociar muito bem os preços.
Enquanto parava numa banca, viu um grande alvoroço. Gente correndo para todos os lados, barracas caídas, mesas viradas, moedas rolando pelo chão...
No meio de toda esta bagunça, Joana viu um jovem vestido com roupas clara e siples, que falava cm grande autoridade. Com um chicote na mão ordenava:
_ Fora daqui! Vocês estão fazendo da minha casa um esconderijo de ladrões!
Ao correr os olhos, Ele notou Joana encolhida num canto. Aproximou-Se dela e perguntou:
_ Você está bem? Alguém machucou você? Está ferida?
_Não, estou bem- respondeu Joana um pouco assustada.
Ela ia se retirando, quando o jovem colocou a mão em seu ombro.
Acho que você gostaria de Me fazer uma pergunta...
Surpresa e corada de vergonha, Joana se atreveu.
_ Sempre venho fazer compras neste mercado e nunca vi você antes. Por que disse que esta é a Sua casa?
_ Qual é o seu nome?
_ Joana.
_ sabe, Joana, eu estava citando um trecho das Escrituras. esses homens se esqueceram que aqui éa Casa de Deus.
_ Como assim?! Aqui não é a parte mais ara do mercado?
_ Não, Joana- corrigiu Ele gentilmente- aqui é o Templo, o lugar especial que Deus escolheu para Se encontrar com o ser humano. Você está no próprio Templo.
O jovem se despediu e Joana voltou para casa meditando naquelas palavras. Mais tarde, ela descobriu que aquele moço era Jesus, o filho de Deus, que viera em pessoa à Terra para salvar a Humanidade. Joana jamais se esqueceu encontro que um dia  mudou o rumo de sua vida.Ela se tornara uma das primeiras cristãs em Jerusalém depois da morte e ressureição de Jesus.


texto: Wilson de Almeida.

URSO DE PELÚCIA- SAIBA A HISTÓRIA.


SALVE DEUS. VALE A PENA LER!






O urso nasceu elefante. Calma, a gente explica! –E que o primeiro bicho de pelúcia, na verdade era um elefante, confeccionado para ser um elegante porta-agulhas. Quem teve a ideia inspirada em uma revista de moda foi a costureira alemã Margarete Steiff, em 1879, diagnosticada ainda na infância como poliomielite, doença que a deixou com o braço direito e as pernas paralisadas. Acontece que o elefante de pelúcia caiu no gosto da criança para ser usado  como brinquedo, pois era macio e resistente. No ano seguinte, Margarete abriu uma empresa para fabricar a novidade, a Steiff, tinha bicho para todo o gosto: cavalo, leão, gato, cachorro, macaco...



O ursinho mesmo só apareceu nas prateleiras em 1898. Foi quando um esperto desenhista Richard Steiff, sobrinho de Margarete, decidiu criar o primeiro bicho com pernas e cabeça móveis, o urso PB 55, em 1902. No ano seguinte ele levou seu invento à Feira de Brinquedos em Leipzig, na Alemanha. Ninguém se interessou muito, até que, quase ao  fim do evento, um comerciante norte-americano nada mais nada menos que 3 mil unidades!

Nos Estados Unidos, o brinquedo também já dava seus primeiros passos. Em 1902, o então presidente norte-americano Theodore Roosevelt participou de uma caçada e capturou um grande urso. Mas, no momento de abater a presa, ele se recusou e soltou o animal na floresta. Seu ato de bondade se  se espalhou pelo país e inspirou o emigrante russo Morris Mitchon, dono de uma loja de doces, a criar um ursinho. A homenagem rendeu o nome ao brinquedo de Teddy Bar, já que Teddy era o apelido de Theodore e “bear” significa urso em inglês. O sucesso foi tão grande que Morris fechou a doceria e fundou a fábrica Toy Company, uma das aiores empresas de brinquedos do mundo.


Tanto o ursinho alemão quanto o norte-americano eram bem diferntes dos atuais. Mais parecidos com ursos reais, eles tinham olhos de vidro, nariz longo, braços finos, pés grandes e eram estofados com serragem. As alterações vieram a aprtir da década de de 1910: cabeça maior, bochechas e braços reconchudos, isto é, as mesmas características de um bebê.