quarta-feira, 20 de maio de 2015

Evangelização de crianças: por que evangelizar?

 
 
                                            
Salve Deus, irmãos e Mestres.
 
Nestes tempos em que vivemos, tempos turbulentos nos quais os valores parecem perdidos, diante da pornografia, do uso e abuso de palavrões, da prostituição infantil e juvenil, do uso de drogas lícitas ou ilícitas cada vez mais cedo usadas pelos jovens e crianças, a criminalidade que atrai cada vez agentes com idade em que deveriam estar nas escolas ou em ambiente de aprendizagem salutar; nestes tempos em que o apelo do mundo, da vida material separada dos conceitos de Bem, do Belo e do certo ou da bondade,  da piedade e da honestidade. tempos em  vemos cada vez mais pessoas nos primeiros anos da encarnação se perdendo nas ilusões e se afundando em endividamentos nos desvios de todos os tipos, Por isso é impossível que o verdadeiro missionário de Jesus, que vive para conduzir espíritos para Deus, fique alheio a essa situação e feche os olhos quando se depara com uma criança ou adolescente em situação de risco espiritual. É necessário evangelizar nossas crianças e nossos jovens. É preciso acender em seus corações e implantar em seus espíritos o ensinamento crístico, pois muitas vezes a família, já envolvida nas energias do vale das Sombras não tem condições de falar de amor, fé, caridade, piedade,  pois desconhecem esse conceito.
muitas vezes, o encontro com a mensagem de Jesus é a semente que fará a criança ou jovem num momento de lucidez espiritual ou de sofrimento da carne se lembrar da existência de Deus e do testemunho de Jesus e por consequência trará a liberdade para viver e crescer como verdadeira criatura de Deus.
Silenciar o Grande Ensinamento do Mestre diante de uma criança ou jovem é assinar sua sentença de sofrimento durante toda a sua encarnação, e condená-lo à prisão do corpo ou do espírito, à desencarnação precoce, do endividamento pelos atos levianos, criminosos ou irresponsáveis contra si ou contra seu semelhante.
Evangelizar nada tem a ver com uma religião específica. Não é necessário maiores conhecimentos religiosos, de dogmas, de rituais; evangelizar é transmitir, de forma agradável e sem imposição a bondade, a verdade, a fé, o amor e a amizade, o respeito a todos os seres vivos, aos pais, mestres ... É levar à reflexão sobre os propósitos desta vida, sobre o poder da oração e da felicidade de se gozar da intimidade com Deus Pai todo Poderoso.
O uso de filmes, música, jogos, artigos de revistas, cenas de programas de TV, tudo são meios de levar o evangelizando a interiorizar as mensagens em seu coração e em seu espírito.
Falemos para os Pequenos de Amor e de Fé, porque o mundo lhe grita mensagens insistentes de falta de amor e de descrença em tudo e em todos, inclusive em Deus e no comportamento que deve ter um filho de Deus.
Você concorda comigo? 

CASA GRANDE DE TIA NEIVA.

                                       
Salve Deus.
 
Casa Grande foi a denominação que demos à residência de Tia Neiva, uma casa de madeira, simples, espaçosa onde eram acolhidas as acrianças e os jovens, onde havia sempre um prato de comida para quem necessitasse. A orientação  e a transformação no que se refere às crianças aconteceu em 1996 para adequar o sistema ao estatuto da Criança e do te, que trouxe para a Doutrina uma nova orientação para os menores de dezesseis anos. A Linha de Passe foi mudada do Turigano para o Orfanato, sendo extinto o Pequeno Pajé e foi adotado o que se chamou " Projeto Casa Grande das Crianças de Tia Neiva" em que se fixaram algumas metas, estabelecidas de acordo com a faixa estaria, buscando atender a todas as crianças de 04 anos a 16 anos, que, após passarem pela Linha de Passe, recebem um lanche e vão para suas respectivas salas onde são atendidas com atividades previamente preparadas pelos Mestres e Ninfas que ali atuam. São jogos, diversão e noções de Evangelização, sem entretanto, a doutrinação ou foco religioso e rudimento de conhecimentos profissionalizantes.
Para a realização das atividades e na oferta do lanche e demais alimentos, como a tradicional sopinha, tão esperada pela maioria, deve ser realizada uma escala dos Mestres e Ninfas que atuam no sistema. Após o almoço (ou sopa) às 12 horas, o Trabalho é encerrado. 
Entretanto, sempre deve ser lembrado o que Tia Neiva ensinou: " Descontrair sem desconcentrar!".

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Iniciação Darman Oxinto dos jovens.

 
 
 
 Somente poderá fazer a Iniciação Dharman Oxinto o jovem que naturalmente apresentar quadro precose de mediunidade excepcional;
 
Para ter acesso à Iniciação Dharman Oxinto o jovem deverá ter 18 anos de idade.
Fora deste critério, somente incluídos nas situações:
 
Situação cármica evidente, coerentemente interpretada, devidamente confirmada  por Entidades nos Tronos.
 Os mestres Devas, nos templos, o Presidente após o Desenvolvimento conveniente e consequente Emplacamento, autorização de acesso às aulas de Iniciação.
Após este processo, o jovem será reencaminhado pelos instrutores aos Mestres Devas  ou ao Presidente para avaliação final e possível autorização para a Iniciação.
 
Em casos excepcionais em que suas irradiações comprovem imperativamente a condição de Apará e que seja difícil a Iniciação como mestre de Doutrina, recebem após Observações , como relatado acima, o encaminhamento para  as aulas de Iniciação.
Após , serão encaminhados, novamente aos Devas ou ao Presidente para avaliação final e autorização de acesso á Iniciação.
 
Mesmo após a Iniciação, o jovem deverá continuar a frequentar o " Desenvolvimento Especial dos jovens", e revelando aptidão e interesse, receber atribuições convenientes. Esta obrigatoriedade de frequência poderá ser dispensada em casos específicos.


MENSAGENS DE TIA NEIVA PARA PAJEZINHOS.

 
 
 
Salve Deus, pequeno Pajé!
Que Jesus esteja em seu coração.
Que as Forças Benditas possam encontrar acesso, possam te iluminar.
 
Salve Deus, Pequeno pajé, precisamos neste instante harmonizar nossos pensamentos, para que mais uma vez  seja feita a vontade de Deus no Pequeno Pajé,
Hoje tão pequeninos, porém, amanhã, serão ilustres homens e, com a " Fé Cristã", levarão esta doutrina á suprema divulgação que Pai Seta Branca merece...
 
Meus filhos, meus pequeninos Pajés,
que Jesus abençoe você, seu papai, sua mamãe,,,
 
                            Tia Neiva
                               1978


sábado, 16 de maio de 2015

FAUSTINA- Faustina era uma senhora que quando vivia na Terra, não gostava de crianças de jeito nenhum mas, a despeito dessa maneira de viver, conseguiu se libertar de seus compromissos cármicos, e ao desencarnar foi se evoluindo, evoluindo... tornou-se uma Entidade de Luz e, particularmente por sua característica severa diante das coisas mal feitas, recebeu da Vovozinha Marilu, responsabilidades junto ás crianças do Orfanato e do Pajezinho, protegendo, mas, também "alertando" quando os meninos são desobedientes com os Pais, falam palavrão, tiram más notas no colégio; se envolvem com brigas, maltratam os animais, enfim, quando fazem alguma coisa errada, então é um problema para Faustina, porque ninguém melhor do que ela para provocar uma "boa" dor de dente, fazer o picolé cair no chão, dar uma "topada" com o dedão etc. Nós, do templo tanor, fizemos uma divertida dramatização da história de Faustina, fato que as crianças do Pequeno Pajé gostaram muito. vale a pena ver ou recer o vídeo!


UMA CRIANÇA DEVE TER RELIGIÃO?

A pergunta " Uma criança deve ter religião?" sempre preocupa os que, de alguma forma, são responsáveis por uma criança e deve ser ainda mais preocupante se a criança frequenta o pequeno pajé.
Porém nossa Doutrina é completa e não deixa lacuna que possa apresentar dificuldades para a resposta:
 
 
 
Sim!
mas de forma natural, simples, sem forçar a direção por esta ou aquela; pelo contrário o mestre dirigente de um trabalho desse nível, se alguma vez for questionado ou sentir necessidade de falar sobre posições religiosas, deverá fazê-lo sem sem críticas, demonstrando claro respeito a todas sem distinção, sintetizando simplesmente que existem vários caminhos diferentes para se chegar a um mesmo destino-alguns preferem um caminho, outros escolhem ou "precisam" de um outro, etc.
Às crianças, particularmente, NÃO se deve tentar oferecer uma religião particular, sob medida de nossos interesses mas a ela inadequada; procedendo assim, tanto os pais quanto o Dirigente, vão somente proporcionar àquele ser a angústia de ter que se libertar tão logo se torne adulta...
Religião ( Religare- religar-se):
ponto de partida natural que favoreça ao indivíduo  de caminhar de encontro a si mesmo; sem superstições, sem falsos preconceitos...
 
Salve Deus.
O Pequeno Pajé- Tia Neiva.

Desenvolvimento mediúnico do Pequeno Pajé.

 
 
 
Salve Deus. Salve as Forças do Pequeno Pajé.
 
Paz e Luz
Para que a criança ou jovem inicie o desenvolvimento mediúnico é necessário a existência de condições especiais, que serão avaliadas segundo o seguinte registro: "... situações excepcionais , envolvendo crianças que freguentem o Pajé deverão ser avaliadas PELOS DIRIGENTES DO PEQUENO PAJÉ, EM COMUM ACORDO COM OS MESTRES DEVAS (Nos, Templos, com o presidente). Em todo caso deve-se preservar a normalidade do desenvolvimento físico e psíquico e, por outro lado também é necessário obedecer as "Leis Físicas", pois sabemos que " As Leis Físicas que nos chamam à razão são as mesmas que nos conduz a Deus" , como o Estatuto da Criança e do Adolescente, no que se refere aos "horários para menores".
 
De qualquer forma os pais e instrutores devem ter muita acuidade na observação e condução dos jovens ao desenvolvimento mediúnico, sempre tendo em mente que: "O adolescente não noção da realidade, perde a segurança do mundo invisível e começa a depender de sua imaginação. Começa a depender tanto de sentido físico que os exagera. A voz luta por se firmar, os olhos começam a depender mais dos contornos físicos e da iluminação ambiente e ele não sabe o que fazer com as mãos...
Os adultos não devem confundir essa luta pela afirmação psicofísica com o fenômeno mediúnico do Espiritismo. Se isso acontece e o adolescente é levado ao trabalho mediúnico há muitas possibilidades da deformação de sua personalidade e até mesmo do seu corpo. (O Pequeno Pajé- Tia Neiva, p.24), 

O Pequeno Pajé e a mediunidade: Para pai, Mestres e Instrutores. .

Salve Deus. Que Vovozinha Marilu nos oriente.



Meus Jovens, Mestres e instrutores do Pequeno Pajé. Salve Deus. Tia Neiva esclareceu integralmente como deveria ser conduzido o Trabalho com as crianças e jovens no atendimento especial a esses espíritos, em início da encarnação. Todavia, o que entendo que melhor deve ser considerado é a questão da formação da personalidade que é uma luta para o espírito infantil, que está moldando seu caráter através de experimentações, absorção de novos conhecimentos e contato com novidades que a cada momento lhe chega, seja pela família, meio social em que vive ou convive, especialmente pela Escola, pela mídia o que faz com que a criança, se não for bem orientada, possa se perder no turbilhão de palavras, fatos e acontecimentos aos quais se vê envolvida.
Muitas crianças e jovens pré-adolescentes tem comportamento inadequado, agressivo ou até mesmo próximo à delinquência e, os adultos desavisados são levados a entender tais comportamentos como MEDIUNIDADE, quando são na verdade distúrbios de má condução na criação dos mesmos.
Tia nos ensinou que o ectoplasma das crianças precisa ser usado para o seu desenvolvimento físico, devendo o desenvolvimento mediúnico ser relegado à idade apropriada, exceto os casos específicos.
Muitos pais, Médiuns da Doutrina ficam ansiosos por ver seus filhos portando indumentárias de Falanges e alguns até com a indumentária do desenvolvente mas, esquecem-se de que para assumir uma missão de tão grande porte é necessário uma solida base para que se erga o edifício da conduta mediúnica, do conhecimento doutrinário a fim de se evitar futuros desmoronamentos prejudiciais e, algumas vezes até irreversíveis, fazendo com que a pessoa se afaste da Doutrina ou da vida espiritual.
Deixemos que as crianças sejam crianças. Deixemos que os jovens sejam jovens. Deixemos que aprendam e apreendam, paulatinamente, sem cobranças ou julgamentos o que é necessário para que o Espirito que ali habita, naquele corpo frágile novo se conscientize ( ou não) de sua condição de jaguar por suas heranças transcendentais.
Vemos, muitas crianças que, portando suas indumentárias não tem os conhecimentos básicos sobre a doutrina, Percebemos que, onde os pais veem Médiuns em condições de manipular as Energias que chegam no Vale do Amanhecer são apenas "aves em busca de luz" para no futuro poderem voar sem se perderem na escuridão da noite! Estão, ainda á espera do 'mapa da Aldeia Encantada" prometido pelo Mestre Tumuchy e quando o receberem tudo lhes será facinho, sem dificuldades maiores, sem percalços, sem rebeldias ou insatisfações.
É preciso cuidar bem de nossas crianças e de nossos jovens. O Trabalho com os mesmos não precisa de grandes orçamentos ou grandes pombas. É na simplicidade que se aprende as maiores e mais importantes lições!
Pensem niss