sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PIPAS :você sabe a história?


 


Domingo no Pequeno Pajé, alguma criança pareceu com uma pipa e foi aquela festa! Até o Mestre Gustavo entrou na farra ( e perdeu a pipoca); mas, todo mundo gosta de soltar pipa. Então fiquei pensando... como foi inventada a pipa? E como sou uma vovó bem curiosa,, fui atrás da história, pesquisei e vou contar tuuuuuuuudinho!!!! Se você ler e gostar, passe à frente!
 
Apesar de atualmente a pipa ser usada como brinquedo ela não foi "criada" para brincadeira; era usada como sinalização militar, na China, mil anos antes de Cristo. Algum tempo depois, as pipas foram levadas para o Japão e a Índia e, posteriormente, para a Europa.
No século XII, as crianças da Europa fizeram "pipas cantantes", que tinham cordas e vibravam com o vento ( Vê que lindo!).
Depois, os portugueses trouxeram as pipas para o Brasil e hoje é uma das brincadeiras mais amadas  pelas crianças  brasileiras. Podemos dizer que "soltar pipa" é uma brincadeira sem preconceito, pois o pobre solta pipa, o rico solta pipa, o menino e a menina soltam pipa.
Mas, é preciso alguns cuidados: evitar soltar perto de fios elétricos, em lugares altos ( para evitar  cair) e JAMAIS usar cerol, que coloca em risco a segurança e a vida de outras pessoas e animais; afinal a nossa felicidade não deve trazer a tristeza para outros!

Outros nomes para este brinquedo tão legal!

A pipa rece outros nomes pelo brasil afora: barrilete, padorga, raia, papagaio e em países  de língua espanhola, cometa,

fonte: Google -Almanaque Ruth Rocha,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário