quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O CURUPIRA

AGOSTO É O MÊS DO FOLCLORE. O FOLCLORE SÃO OS USOS E COSTUMES DE UM POVO.ENTRE AS EXPRESSÕES FOLCLÓRICAS ESTÃO AS LENDAS, COMO A DO CURUPIRA, QUE EU CONTO ABAIXO.




 O CURUPIRA É UM SER MÁGICO QUE PROTEGE AS MATAS E AS FLORESTAS. È UM HOMEM BAIXINHO, ASSIM CO MAIS OU MENOS 1 METRO E MEIO DE ALTURA, TEM CABELOS VERMELHOS E OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS, ASSIM, OS CAÇADORES E OS QUE VÃO CORTAR AS ÁRVORES PENSAM QUE O CURUPIRA ESTÁ INDO QUANDO NA VERDADE ELE ESTÁ VINDO!
eU CONHEÇO UM HOMEM QUE ADORAVA CAÇAR FILHOTES DE ANIMAIS PARA VENDER, ELE ERA UM HOMEM MUITO MAU E COLOCAVA OS BICHINHOS EM CAIXAS SEM ÁGUA OU COMIDA PARA LEVAR PARA A FEIRA; MUITOS BICHINHOS MORRIAM PELO CAMINHO.
O CURUPIRA QUE FICOU SABENDO DO COMPORTAMENTO DAQUELE CAÇADOR FICOU NA TOCAIA, ESPERANDO ELE VOLTAR.
a MULHER DO HOMEM QUANDO VIU ELE SAINDO COM AS ARMADILHAS, REDES E ARMAS, DISSE PARA O MARIDO:
_ MEU MARIDO, NÃO VÁ CAÇAR; O CURUPIRA PODE TE PEGAR! ALÉM DISTO, É MUITA MALDADE O QUE VOCÊ FAZ COM OS BICHINHOS!
_ CALA A BOCA,MULHER- RESPONDEU O HOMEM- NÓS ESTAMOS PRECISANDO DE DINHEIRO!
_ EU POSSO ARRUMAR UM TRABALHO, MARIDO!
MAS, O HOMEM NEM OUVIU A MULHER E SAIU PARA A FLORESTA.
QUANDO CHEGOU À FLORESTA, O HOMEM TEVE UM PRESSENTIMENTO E FICOU BEM ALERTA. ELE ENCONTROU UMAS PEGADAS E ESTAS ESTAVAM INDO PARA LONGE DE ONDE ELE ESTAVA E ASSIM ELE FICOU TRANQUILO. ARMOU AS ARMADILHAS E, ASSIM PEGOU MUITOS FILHOTINHOS QUE, DESESPERADO TENTAVAM FUGIR DAS REDES E GAIOLAS, MAS NÃO CONSEGUIAM.
DE REPENTE, O HOMEM LEVOU UM SUSTO, UM BARULHO ATRÁS DE UMA MOITA BEM GRANDE. CHEGOU BEM PERTINHO E VIU UMA PACA GRANDE E GORDA. O HOMEM FICOU MUITO FELIZ, AQUELA PACA DEVIA TER MUITOS FILHOTINHOS E ELE LEVANTOU A REDE PARA PRENDER A PACA E ASSIM ROUBAR SEUS FILHOTES. NESTE MOMENTO, O HOMEM TEVE UM SUSTO: A PACA FOI MUDANDO DE COR E FORMA E SE TRANSFORMOU NO CURUPIRA!
O HOMEM AINDA TENTOU CORRER MAS, O CURUPIRA ERA MAIS ESPERTO E COLOCOU O HOMEM DENTRO DE UMA ARMADILHA E O DEIXOU SEM ÁGUA E SEM COMIDA POR MUITOS DIAS.
O HOMEM, PORÉM, CONSEGUIU FURAR A ARMADILHA E FUGIU MAS, NUNCA CONSEGUIU ACHAR A SAÍDA DA FLORESTA. ATÉ HOJE A MULHER ESPERA ELE VOLTAR PARA CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário