segunda-feira, 9 de julho de 2012

Histórias da vovó Juju: a triste história de um balãozinho!



A história que vou contar hoje, não é uma história alegre; é uma história trites que minha avó me contou quando que era pequena, ainda uma menina de tranças e que ainda não usava óculos.... quer dizer, há muito tempo!
 Era uma vez um menino  muito desobediente. Ele não gostava de obedecer a nada nem a ninguém. Se lhe davam ordem para descer, ele subia; se pediam para parar, ele corria...
Um dia, na rua deste menino ia ter uma linda festa junina. Todos os moradores estavam muito animados porque iam comemorar uma grande conquista: a floresta, tão linda, que ficava atrás do bairro não ia mais ser cortada para dar lugar a um shopping center! Isto queria dizer que, as árvores continuariam a limpar o ar para que eles respirasse, dariam flores e frutos aos que lá fossem passear, o rio que lá corria continuaria cantando e os animaizinhos continuariam morando naquele paraíso. Por isto, todos estavam ajudando nos preparativos da festa. Canjica e arroz doce, adocicavam o ar; bandeirinhas coloridas balançavam no vento parecendo dançar uma colorida quadrilha ao som da música alegre que se ouvia e...balões, muitos, muitos balões!
Porém, os balões eram apenas para enfeitar. Mas, o menino desobediente não acreditou que, se acesos eles subiam para o céu e apesar de tão bonitos, causariam alguma tragédia, quando caíssem. E desobedecendo o que as pessoas dizeram, aproveitou que ninguém estava olhando pegou um balão e acendeu o fósforo.


_ Aí, menino!Não me ponha fogo não!- Falou o balãozinho_ Eu não quero me queimar. Quero participar da festa, ouvir as músicas, observar as brincadeiras. Se você me acender, eu posso fazer algum mal!
Mas, o menino desobediente não atendeu o pedido do pobre balão e colocou fogo no maior balão, no mais bonito, no mais colorido e ficou maravilhado vendo aquele balão subindo, subindo, subindo.
O menino desobediente pensou: 
_ Ah, quando ele cair vai estar todinho queimado e vai ser só cinzas!
E se sentindo muito inteligente ficou olhando o balão até perde-lo de vista.
De repente, um clarão surgiu na floresta. O balão caiu justamente no meio dela e começou a queimar todas as árvores, os animais e tuso que tinha lá. os moradores desesperados tudo fizeram para apagar as chamas, mas não conseguiram. No lugar da flores ficou um enorme descampado, sem plantas, sem animais; até o rio secou. até hoje, tanto tempo depois, eu não tenho mais minhas trancinhas e uso óculos, a floresta ainda não se recuperou...
O menino desobediente? Eu acredito que ele é um adulto desobediente, destes que causam problemas a todos e a ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário