segunda-feira, 11 de agosto de 2014

URSO DE PELÚCIA- SAIBA A HISTÓRIA.


SALVE DEUS. VALE A PENA LER!






O urso nasceu elefante. Calma, a gente explica! –E que o primeiro bicho de pelúcia, na verdade era um elefante, confeccionado para ser um elegante porta-agulhas. Quem teve a ideia inspirada em uma revista de moda foi a costureira alemã Margarete Steiff, em 1879, diagnosticada ainda na infância como poliomielite, doença que a deixou com o braço direito e as pernas paralisadas. Acontece que o elefante de pelúcia caiu no gosto da criança para ser usado  como brinquedo, pois era macio e resistente. No ano seguinte, Margarete abriu uma empresa para fabricar a novidade, a Steiff, tinha bicho para todo o gosto: cavalo, leão, gato, cachorro, macaco...



O ursinho mesmo só apareceu nas prateleiras em 1898. Foi quando um esperto desenhista Richard Steiff, sobrinho de Margarete, decidiu criar o primeiro bicho com pernas e cabeça móveis, o urso PB 55, em 1902. No ano seguinte ele levou seu invento à Feira de Brinquedos em Leipzig, na Alemanha. Ninguém se interessou muito, até que, quase ao  fim do evento, um comerciante norte-americano nada mais nada menos que 3 mil unidades!

Nos Estados Unidos, o brinquedo também já dava seus primeiros passos. Em 1902, o então presidente norte-americano Theodore Roosevelt participou de uma caçada e capturou um grande urso. Mas, no momento de abater a presa, ele se recusou e soltou o animal na floresta. Seu ato de bondade se  se espalhou pelo país e inspirou o emigrante russo Morris Mitchon, dono de uma loja de doces, a criar um ursinho. A homenagem rendeu o nome ao brinquedo de Teddy Bar, já que Teddy era o apelido de Theodore e “bear” significa urso em inglês. O sucesso foi tão grande que Morris fechou a doceria e fundou a fábrica Toy Company, uma das aiores empresas de brinquedos do mundo.


Tanto o ursinho alemão quanto o norte-americano eram bem diferntes dos atuais. Mais parecidos com ursos reais, eles tinham olhos de vidro, nariz longo, braços finos, pés grandes e eram estofados com serragem. As alterações vieram a aprtir da década de de 1910: cabeça maior, bochechas e braços reconchudos, isto é, as mesmas características de um bebê.






Nenhum comentário:

Postar um comentário