quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Memória de elefantes- Revista Ciência Hoje ( das crianças)

COMO FUNCIONA A MEMÓRIA DO ELEFANTE?






Você, pequeno pajé de verdade, deve se interessar muiiiitoooo pelos animais; porque sabe que eles são, também, nosso irmãos, como já ensinava Pai Seta Branca quando viveu na roupagem de Francisco de Assis e chamava os animais por "irmãos". também tem consciência que eles são seres que precisam de  nossa proteção e ajuda, pois não sabem falar e comunicar suas necessidades e dores... por isto, acredito que você vai gostar de saber um pouquinho sobre os elefantes, estes animais sofredores que são caçados por homens ambiciosos...

"Você deve ter um amigo que tem uma memória daquelas de causar inveja, que se lembra de tudo e nos mínimos detalhes. O quê? Você é assim? Pois saiba que para se referir a pessoas com essa gigantesca capacidade de lembrança existe a expressão "memória de elefante". Mas srá que elefantes de verdade têm mesmo uma memória tão grande? E como ela funciona?
Sim, eles t~em uma memória e tanto! Na verdade, em elefante adultos, os lobos temporais- isto é, as estruturas do cérebro relacionadas ao funcionamento da memória- chegam a pesar seis quilos. E, pelo que os cientistas constatam, é uma massa bem aproveitada, porque os elefantes mentém registros de longa data. Mas não viaje pensando que os  elefantes ficam buscando fatos do passado para comentar entre amigos. A memória desses animais funciona com base nos sentidos e no senso espacial.
Por exemplo: os elefantes precisam comer, em média, 100 quilos de alimentos por dia; portanto, precisam saber de cor o caminho a percorrer para encontrar comida com facilidade. Detalhe: muitos deles são capazes de viajar por longas distâncias só para comerem algumas de suas frutas prediletas, o que requer não apenas uma boa orientação espacial, mas, também, uma boa memória temporal da e´poca do ano em que essas frutas amadurecem. Outra coisa: em testes, ao ouvirem uma gravação de vocalização de um parente morto há muitos anos, eles se lembram imediatamente de quem se tratava. E mais: são capazes de reconhecer o cheiro da urina de fêmeas da manada, mesmo separados delas por anos.
Tudo isso, acreditam os cientistas, se deve ao fato de o exercício da memória desses animais começar cedo. Os filhotes aprendem com as fêmeas mais de 70 tipos de vocalizações, além de 160 tipos de sinais que utilizam  o tao e a visão para comunicação com os demais membros da manada.
Agora você já sabe que a expressão "memória de elefante" faz todo o sentido!
Gilberto Fernando Xavier- Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário