quinta-feira, 29 de maio de 2014

A ÁRVORE GENEROSA- Skel Silversteisn- Tradução- fernando Sabino.

Salve Deus, pequeno pajé!
Este é um dos mais lindos livros que já li! É uma história para todas as idades e nos mostra o poder e a importância da amizade e também o ciclo da vida. Leia com prazer!

Era uma vez uma árvore...
...que amava um menino.
E todos os dias                         

o menino
vinha,
juntava suas folhas
e com elas fazia 
coroas de rei
e com elas brincava
de rei da floresta.
Subia em seu grosso tronco,
balancava em seus galhos,
comia suas maçãs
e brincavam de esconder. 
Quando ficava cansado,
o menino repousava
à sua sombra fresquinha.
O menino amava a árvore...
profundamente
E a árvore era feliz.
Mas o tempo passou.
O menino cresceu.
E a árvore
muitas vezes
ficava sozinha.
Um dia o menino veio

e a árvore disse: " Menino,
venha subir no meu tronco,
balançar-se nos meus galhos,
comer minhas maçãs,
repousar à minha sombra
e ser feliz".
" Estou grande demais pra brincar",
o menino rspondeu,
" Quero comprar muitas coisas,
eu quero me divertir
e preciso de dinheiro.
Você tem algum dinheiro
que pode me oferecer?"
" Sinto muito", disse a árvore
"mas eu não tenho dinheiro.
Tenho apenas minhas folhas e tenho muitas maçãs.
Mas, leve as maçãs, Menino.
Vá vendê-las na cidade.
Então terás o dinheiro
e você será feliz".
E assim o menino subiu no tronco,
colheu as maçãs
e levou-as embora.

E a árvore ficou feliz.

Mas o menino sumiu
por muito tempo...

E a árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia
O menino veio  a árvore estremeceu,
tamanha a sua alegria,

e disse:
"Venha, Menino,
Venha subir no meu tronco
balançar-se nos meus galhos
e ser feliz".
"Estou muito ocupado
pra subir em árvores",
disse o menino
"Eu quero uma casa pra me abrigar;
eu quero uma esposa, eu quero ter filhos ,
pra isso é preciso
que eu tenha uma casa.
Você tem uma casa pra me oferecer?"
"Eu não tenho casa,
a árvore disse
A casa que eu moro é esta floresta.
Mas, corte meus galhos
e faça sua casa,
e seja feliz".
O menino depressa cortou os galhos
e levou-os embora
pra fazer uma casa.
E a árvore ficou feliz.
O menino ficou longe
por um longo, longo tempo,
e no dia que voltou

a árvore ficou alegre
de uma alegria tamanha
que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino
sussurrou: "Venha brincar!"
"Estou velho para brincar",
disse o menino
"E estou também muito triste.
"Eu quero um barco ligeiro
que me leve pra bem longe
Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"
" Corte meu tronco
e faça seu barco". 
E a árvore disse
"Viaje pra longe
e seja feliz"
E o menino cortou o tronco.
Fez o barco e viajou.
Muito tempo depois
o menino voltou.
" Desculpe, Menino",
a árvore disse,
" Não tenho mais nada
pra lhe ofecrecer.
"As maçãs se foram
"Meus dentes estão fracos demais 
pra maçãs",
falou o menino.
" Já se foram os galhos pra você balançar", 
a árvore disse.
"Já não tenho idade
pra me balançar".
falou o menino.
" Não tenho mais tronco pra você subir"
a árvore disse.
"Estou muito cansado e já não sei subir",
falou o mnino.
"Eu bem que gostaria
de ter qualquer coisa 
pra lhe oferecer",
suspirou a árvore.

"Mas, nada me resta,
eu sou apenas 
um toco sem graça
"Desculpe"
"Já não quero muita coisa",
disse o menino
"só um lugar sossegado
onde possa me sentar,
pois estou muito cansado."
"Pois bem", respondeu a árvore,
enchendo-se de alegria
"eu sou apenas um toco
mas um toco é muito útil
pra sentar e descansar,
Venha, menino, depressa,
sente-se em mim e descanse"
Foi o que o menino fez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário