quinta-feira, 29 de maio de 2014

CIGANITA.: triste história de uma cigana.




Ciganita era uma linda  menininha romani, ou seja, uma linda ciganinha, que vivia com sua avó e avô cigano, porque seus pais, também ciganos, Pablo e Ametista, tinha morrido num acidente em que a carroça em que viajavam virou em cima deles. Ciganita, por força do destino, sobreviveu porque seguia na carroça dos avós.
Ciganita gostava de dançar e cantar. Tocava violão como ninguém. Era feliz pois todos no acampamento a amavam.
Porém, ciganita cresceu e despertou a amor do Cigano Ramón, bem mais velho do que ela e que não tinha um comportamento decente: era brigão e arruaceiro.
Ciganita não gostava de Ramon.
Mas, naqueles tempos, acordo de casamento era coisa séria e ciganita estava prometida a Ramon, e  a família do cigano até já tinha o dote.
ciganita horava sempre baixinho e pedia a Santa Sara Kali, a linda protetora dos ciganos que a livrasse de tão triste destino.
Uma noite, Giganita dançou e cantou na praça da cidade e leu a mão de muitas pessoas. Quando retornava para o acampamento distanciou-se dos demais ciganos ao se distrair com aluns jovens não ciganos que brincavam no jardim de uma casa. Ciganita ficou encantada com um lindo rapaz de cabelos louros como fios de ouro. E foi neste momento que Ramon embriagado de vinho barato atacou Ciganita, que aflita tentou fugir daquele beijo indesejado. Ciganita correu pelos caminhos mas, veio a cair e bateu com a cabeça numa pedra e morreu.
Ramon, tremendo o terrível castigo que o esperava enterrou ali mesmo, no caminho, o pequeno corpo de Ciganita.
O tempo passou e os ciganos desistiram de procurar Ciganita, pois pensaam que ela tinha fugido pra não se casar com ramon. Porém, no lugar em que ela foi enterrada nasceu uma planta muito bonita, com lindas florzinhas azuis, que lembravam os olhinhos de Ciganita e isto hamou a atenção de todos.
As ciganas juravam que, nas noites de lua cheia Santa Sara kali, aparecia em cima daquele arbusto de lindas flores azuis, que deram o nome de magnólias.
Intrigados, os ciganos resolveram transplantar a planta para perto do acampamento e, surpresos, encontraram o corpo de Ciganita, tão bonito e perfeito como no dia em que morreu.
Puniram o cigano Ramon após o julgamento pelos anciões,dentro das leis ciganas.
Por isto, até hoje, quando os ciganos encontram um pé de magnólia fazem uma pequena prece para a cigana Ciganita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário