sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A verdadeira história das Bruxas.

Meus queridos. Que Deus os ilumine.

Hoje vou contar a verdade sobres as bruxas, e eu posso fazer isso porque tive uma tatatatatataravó que foi uma bruxa na Irlanda. Na verdade, todos achavam que ela era uma bruxa, mas, ela, que se chamava Archenda, se achava uma mulher simples e retraída, que corria para dentro de sua casa sempre que alguém estranho se aproximava. Este foi um dos motivos de quase ninguém saber como era, e por causa de uma doença que tinha, muitos aumentavam seus "defeitos" produzidos pela doença: corcunda, dedos curvados nos pés e mãos, que a fazia se apoiar numa vassoura para manter o equilíbrio. Archenda também achou um gatinho preto preso numa armadilha e por isto disseram que ela tinha parte com o demônio!
Mais vou-lhes contar sua história:
Archenda nasceu uma menininha linda como as outras e foi crescendo também como as outras meninas. Um dia, seu pai que era caçador morreu no ataque de um animal. Sua mãe e avó eram mulheres muito especiais pois cultivavam a terra, tirando dela o seu sustento e ensinaram para a menina muitas coisas. Assim, aprendeu, enquanto crescia a distinguir plantas comestíveis, venenosas, para fazer os mais diversos remédios (naquela época não existia farmácia). Aprendeu a respeitar a natureza e fazia orações ao ar livre, que as pessoas pensavam ser sortilégios; entendia dos astros, sabia quando ia chover ou nevar, quando ia ventar... porque precisava cuidar de suas plantações de acordo com o tempo.
Um dia, já mocinha, sentiu forte dores pelo corpo e essas dores continuaram e aumentaram, entortando seus ossos, o que a fez ficar tímida e fugidia. Com a morte da mãe e da avó, passou a sair pouco durante o dia e fazia quase tudo à noite.
Um belo dia, um homem cortava a floresta com a filhinha, quando esta caiu do cavalo e desmaiou. Minha tatatatataravó que estava perto socorreu a criança e levou-a para seu casebre e cuidou da menina aplicando na mesma uma pomada que fazia para suas dores. A menina abriu os olhos. O homem, porém comentou na cidade o que acontecera e, naquela época curar as pessoas, segundo a crença popular, era permitido apenas a Deus. O povo começou a dizer que Archenda era contra Deus e por isto era amiga do satanás. A prenderam, e tempos depois a queimaram na fogueira.
Porém me contaram que, no local onde ela foi queimada, exatamente no mês de agosto ( mês em que a queimaram) nasce naquele lugar um arvoredo com lindas flores amarela. Já tentaram cortar e até cimentaram o lugar mas, as flores nascem todo ano e perfumam o lugar.
Da história de Archenda nasceu a lenda que as bruxas eram feias, tortas, só andavam à noite, tinham gatos pretos, faziam sortilégios e queriam ser iguais a Deus, tendo poder sobre a vida e a morte... além de andarem com vassouras para voar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário